Aditivo Pozolânico em Pó
Ficha Técnica | Ficha Técnica de Segurança | Ficha de Dados de Segurança |
TIPO DE MATERIAL
Aditivo para argamassas de cal aérea.
CARACTERISTICAS DO MATERIAL
Trata-se de um pó comercializado em sacos de cerca de 20 e 800 litros.
É uma pozolana artificial.
FUNÇÕES
A adição a argamassas de cal aérea confere-lhes características de hidraulicidade resultantes da reação pozolânica. Da sua utilização, no entanto, não resultam as patologias associadas à utilização de cimento ou cal hidráulica. A sua utilização possibilita ainda o encurtamento de prazos de execução dos revestimentos e assentamentos.
APLICAÇÕES - sugestões
Emboços e rebocos (Reabilitação).
Suportes de alvenaria de pedra assente com argamassa de cal aérea
- Uma vez efetuada a picagem dos materiais dos revestimentos de cal aérea desagregados ou dos que contêm ligantes hidráulicos e quando necessário efetuados os encasques e regularizações previas, deverá ser abundantemente humedecido o suporte do novo revestimento no dia anterior e moderadamente cerca de duas horas do início da aplicação do emboço, devendo seguir-se dois caminhos em função da espessura dos novos revestimentos:
Espessura até 1,5 cm
- Sempre que se trate de alvenaria de pedra assente com argamassa de cal deverá ser efetuado um salpisco geral em todos os panos, com argamassa de Cal Aérea Hidrófuga D.Fradique à qual se junta Aditivo Pozolânico usualmente à taxa de 30% do volume da cal ou 10% do volume da Argamassa Ecológica Hidrófuga D.Fradique, garantindo-se assim que o posterior reboco não sofra dessecação por retirada da água de amassadura pelo suporte. Tal facto deve – se ás características hidrófugas da desta cal. Igual procedimento se aconselha quando, pela variedade dos materiais que compõem os suportes sejam esperáveis diferentes aptidões para absorção da água de amassadura do reboco com consequentes dificuldades na execução do respectivo acabamento.
Espessura superior a 1,5 cm
- Sempre que se trate de alvenaria de pedra assente com argamassa de cal deverá ser efetuado o emboço em todos os panos com argamassa de Cal Aérea D.Fradique à qual se junta Aditivo Pozolânico usualmente à taxa de 30% do volume da cal ou 10% do volume da Argamassa Ecológica D.Fradique, dispensando- se as várias semanas que deveriam mediar entre esta aplicação e a do reboco ou nova camada de emboço, de forma a permitir a carbonatação mínima da camada anterior.
Emboços e rebocos (Obras novas)
- Recomendamos procedimento idêntico ao anterior, sendo o salpisco sobre alvenaria de tijolo ou betão armado, de cimento ao traço 1:4. Para outras situações de suporte, com adobes e taipas, deverão ser adotadas soluções que resultem do estudo das características específicas de cada um deles e naturalmente de acordo com as prescrições do projetista.
MASSA VOLÚMICA APARENTE
700 +/- 100 Kg / m3
RENDIMENTO TEÓRICO
Um saco de 20 litros dá para 10 m2 de revestimento com 1,5cm de espessura.
SISTEMA DE APLICAÇÃO
O Aditivo Pozolânico deve ser junto à argamassa em betoneira ou misturadora de eixo vertical
COMPOSTOS IDENTIFICADOS
Óxidos de alumínio (25% a 40%) e de sílica (60% a 70%)
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
Diâmetro máximo das partículas 710 µm
HIGIENE E SEGURANÇA
Consultar a Ficha De Segurança
NOTA IMPORTANTE:
- Para garantir resultados com a Qualidade exigida, é imprescindível que na preparação e aplicação do Aditivo Pozolânico D.Fradique se siga criteriosamente as recomendações deste documento e as indicações fornecidas pelo técnico da FRADICAL - Fábrica de Transformação de Cal Lda.
- Quaisquer violações referentes ao parágrafo anterior não são da responsabilidade desta empresa.