Argamassas Ecológicas
Por Encomenda
Ficha Técnica | Hidrófuga Enchimento | Ficha Técnica de Segurança | Ficha de Dados de Segurança |
Não Hidrófuga Enchimento | Ficha Técnica de Segurança | Ficha de Dados de Segurança | |
Não Hidrófuga Acabamento | Ficha Técnica de Segurança | Ficha de Dados de Segurança |
TIPO DE MATERIAL
Argamassa de Cal Aérea D.Fradique e areias selecionadas em função das aplicações. Esta argamassa contém água de amassadura com os objetivos de minimizar a produção de pó em obra e de permitir o estágio das argamassas. Tem características Hidrófugas ou Não, conforme a Cal Aérea que contém. É ainda comercializada nas variedades de Enchimento e Acabamento em função da dimensão máxima das areias que contêm.
CARACTERISTICAS DO MATERIAL
É uma argamassa húmida fornecida em big bags com cerca de 1,4 ton permitindo economia de área de estaleiro, de tempo de preparação em obra, de escolha das areias e controlo sempre difícil das dosagens.
FUNÇÕES
Execução de encasques ou regularizações pontuais previas, emboços, rebocos e assentamentos em alvenaria. A Argamassa Ecológica Não Hidrófuga de Enchimento, adicionada Aditivo Pozolânico, com terra e fibras vegetais aplicada sobre suportes de construção com terra, constitui uma opima primeira camada de regularização e aderência.
APLICAÇÕES (PROJECÇÕES MECÂNICA OU MANUAL) - sugestões
Estas argamassas, quando utilizadas simples ou com Aditivo Pozolânico
e sem Secante Pozolânico devem ser aplicadas no dia seguinte ao da execução das amassaduras.
Encasques e regularizações pontuais do suporte.
A Argamassa Ecológica Não Hidrófuga de Enchimento, com Aditivo Pozolânico, Secante Pozolânico e pedras e ou cacos cerâmicos absorventes previamente imersos em água, é utilizada para executar encasques pontuais prévios à execução da primeira camada do emboço. Igual argamassa com Aditivo Pozolânico e Secante Pozolânico é utilizada execução de alvenarias de pedra. Quando as depressões do suporte são inferiores a 5 cm, esta argamassa, com Aditivo Pozolânico, é utilizada em regularizações do suporte prévias à execução da primeira camada do emboço.
Camadas constituindo emboços e rebocos (Reabilitação).
Suportes de alvenaria de pedra assente com argamassa de cal aérea. Uma vez efetuada a picagem dos materiais dos revestimentos de cal aérea desagregados ou dos que contêm ligantes hidráulicos e quando necessário efetuados os encasques ou regularizações prévias, (conforme as dimensões das depressões a eliminar), deverá ser abundantemente humedecido o suporte do novo revestimento no dia anterior e moderadamente cerca de duas horas antes do início da aplicação do emboço, devendo seguir-se dois caminhos em função da espessura dos novos revestimentos:
- Espessura até 1,5 cm:
Sempre que o suporte seja de alvenaria de pedra assente com argamassa de cal, deverá ser efectuado um salpisco prévio geral em todos os panos, com Argamassa Ecológica Hidrófuga D.Fradique à qual se junta Aditivo Pozolânico, garantindo-se assim que o posterior reboco não sofra dessecação por retirada da água de amassadura pelo suporte. Tal facto deve-se ás características hidrófugas desta argamassa. Igual procedimento aconselhamos quando, pela variedade dos materiais que compõem os suportes sejam esperáveis diferentes aptidões para absorção da água de amassadura do reboco com consequentes dificuldades na execução do respectivo acabamento. Este salpisco deverá ser humedecido por névoa e aplicado o revestimento
- Espessura superior a 1,5 cm:
Sempre que o suporte seja de alvenaria de pedra assente com argamassa de cal, deverá ser efetuado o emboço em todos os panos com Argamassa Ecológica D.Fradique à qual se junta Aditivo Pozolânico, (dispensando-se as várias semanas que deveriam mediar entre esta aplicação e a do reboco ou da nova camada de emboço, de forma a permitir a carbonatação mínima da camada de emboço anterior).
- O suporte deverá ser molhado como descrito acima e entre cada camada deverá ser efetuado humedecimento por pulverização.
Camadas constituindo emboços e rebocos (Obras novas).
- Sobre alvenarias de tijolo furado ou perfurado, bem como sobre betão descofrado, recomendamos a execução de prévio salpisco constituído por traço de cimento1:4. No caso de superfícies de betão descofrado deverão ser eliminados quaisquer vestígios de descofrantes.
Para outras situações de suporte, com adobes e taipas, deverão ser adotadas soluções que resultem do estudo das características específicas de cada um deles e naturalmente de acordo com as prescrições do projetista
Recomendamos igualmente a utilização do aditivo pozolânico sempre que em arestas não protegidas se pretenda obter uma dureza superior à inicialmente esperada em argamassas de cal aérea.
Em todos os casos recomendamos que estas sejam sempre boleadas.
MASSA VOLÚMICA APARENTE
Cerca de 1400 kg / m3
RENDIMENTO TEÓRICO
Um Big Bag de Argamassa de Enchimento dá para cerca de 40 m2 para uma espessura de 1,5 cm de revestimento.
Um Big Bag de Argamassa de Acabamento dá para cerca de 120 m2 para uma espessura de 0,5 cm de revestimento.
SISTEMA DE APLICAÇÃO
A argamassa ecológica é introduzida na betoneira, de preferência de eixo vertical ou na misturadora da máquina de projetar e é-lhe adicionada a restante água de amassadura e Aditivo Pozolânico D.Fradique. O tempo de amassadura é de cerca de 3 minutos.
A sua projeção pode ser manual ou mecânica. Esta ultima com maquinas com semfim incorporado.
COMPOSTOS IDENTIFICADOS
Cal aérea D.Fradique e areias
HIGIENE E SEGURANÇA
Consultar ficha de Segurança
NOTA IMPORTANTE:
- Para garantir resultados com a Qualidade exigida, é imprescindível que na preparação e aplicação da Argamassas Ecológicas D.Fradique se siga criteriosamente as recomendações deste documento e as indicações fornecidas pelo técnico da FRADICAL - Fábrica de Transformação de Cal Lda.
- Quaisquer violações referentes ao parágrafo anterior não são da responsabilidade desta empresa.