PROJECÇÃO MECÂNICA DE ARGAMASSAS DE CAL
A projecção mecânica de argamassas em que o ligante é a cal aérea hidrófuga D.Fradique é possível e de algum modo desejável na medida em que só desta forma poderemos assegurar uma maior tensão na projecção e sobretudo uma maior uniformização da mesma ao longo da superfície a revestir.
Uma outra vantagem da projecção está relacionada com o processo de endurecimento do revestimento. As argamassas de cal aérea endurecem através da fixação do dióxido de carbono (CO2) presente no ar, havendo durante a projecção mecânica que se executa com o auxílio de ar comprimido, a introdução de CO2 no interior da massa projectada. Deste modo o endurecimento não se fará exclusivamente de fora para dentro, mas desenvolver-se-á complementarmente no interior da própria argamassa.
A mistura da cal aérea e areias constituintes da argamassa poderá ser efectuada em obra mediante a utilização de betoneira ou poderá chegar à obra já pré doseada e no nosso caso com um teor de humidade que lhe permite não introduzir pó no estaleiro (Argamassa Ecológica D.Fradique).
O equipamento de projecção será diversificado e adaptado ás condições especificas da obra, havendo experiência de projecção com equipamento de projecção com copo para pequenas obras e rebocadoras de parafuso sem fim ou pistão utilizadas para rebocos tradicionais, mono massas e rebocos pré misturados.
A título de exemplo:
Equipamento de copo e compressor
Equipamento da Putzmeister
Equipamento da Turbosol
Equipamento Bunker
Qualquer acção de projecção mecânica deve ser precedida de ensaio com vista a adequar e teor de água da amassadura e eventual acerto no traço das areias a utilizar.