Secante Pozolânico

A utilização da Cal Aérea como ligante em argamassas para revestimentos traduz-se num elevado desempenho de conforto no edificado, para além de prefigurar uma solução de acordo com as exigências ambientais, cada dia mais claramente assumidas como testemunha da qualidade da solução construtiva oferecida.

O endurecimento destas argamassas é feito à custa da absorção do dióxido de carbono existente no ar, que como sabemos é o responsável pelo efeito de estufa que a comunidade internacional pretende minimizar.

Importa no entanto adequar a utilização deste ligante as exigências de cumprimento de prazos impostos à obra.

Também aqui se joga a curto prazo a sorte deste desafio de requalificação.

É sobejamente conhecida a dificuldade de um encasque executado com cal aérea apresentar a curto prazo, sob determinadas condições, consistência necessária à aplicação do reboco.

Se imaginarmos a situação de uma obra executada numa alvenaria interior, no Inverno, com humidade relativa elevada e deficiente circulação do ar, facilmente detectaremos uma dificuldade real que se coloca à utilização deste material, e a existência de enorme tentação para utilização de argamassas bastardas ou adições de gesso, as primeiras conduzindo a absorção de água quando não ao aparecimento de fendilhação por retracção restringida e as segundas a um comportamento menos adequado em presença da água.

O aditivo designado Secante Pozolânico D.Fradique vem resolver esta situação, isto é, os eventuais encasques pontuais vão ganhar consistência adequada ao prosseguimento de trabalho em tempo ajustado ao cumprimento de prazos necessariamente curtos para execução do trabalho, dependendo este tempo da dosagem da adição.

Este produto resulta de trabalho de investigação e de laboratório desenvolvidos pela FRADICAL, Fábrica de Transformação de Cal Lda. e contém no essencial óxidos de alumínio, de cálcio e sílica em proporções adequadas.